domingo, 17 de abril de 2011

Hamilton vence o GP de Xangai


Lewis Hamilton quebra a "série perfeita" de Sebastian Vettel. O piloto da Red Bull se viu em dificuldades, não fez uma boa largada e foi ultrapassado pelos pilotos da McLaren.
Curiosamente, Hamilton por pouco não teve sua corrida comprometida antes mesmo da largada. Ele teve problemas nos boxes e os mecânicos da equipe correram para que o piloto conseguisse alinhar seu carro no grid.

Tanto Vettel como os pilotos da Ferrari adotaram a estratégia de fazer duas paradas nos boxes. Felipe Massa chegou a brigar pelo pódio, mas não conseguiu manter rendimento no fim da prova e terminou em sexto, Alonso ficou em sétimo e Barrichello em 13º.


Outro destaque da prova foi Mark Webber, que largou em 18º e mesmo assim conseguiu terminar em terceiro, marcando assim a melhor volta de 1m38s993.

A corrida


Lewis Hamilton levou um susto antes da largada. Sua McLaren apresentou um problema pouco antes de deixar os boxes. A equipe correu contra o  tempo para resolver o problema. O piloto conseguiu sair cerca de 30s antes do fechamento do pit lane, mas sem uma parte da carenagem montada- o que foi feito no grid.


Na largada, Vettel, o pole position, foi ultrapassado pelos pilotos da McLaren. Button assumiu a liderança, com Hamilton em segundo. Nico Rosberg, da Mercedes, também tentou ultrapassar Vettel, que conseguiu se manter à frente. Felipe Massa, que largou em sexto, tomou a quinta posição de seu companheiro de equipe Fernando Alonso.


Com o início das paradas nos boxes, Jaime Alguersuari se deu mal. Pouco após a troca, o piloto da Toro Rosso perdeu o pneu traseiro direito, que não foi colocado corretamente, e abandonou a prova. Enquanto isso, entre os primeiros colocados, Rosberg teve trabalho para suportar a pressão de Massa e Alonso.
Na volta 14, Vettel conseguiu ultrapassar Hamilton. Na sequência, o alemão e Button pararam para a troca de pneus. O piloto da McLaren, porém, atrapalhou-se e quase parou no box da Red Bull. Vettel aproveitou o erro do rival e também o ultrapassou.

Massa também ganhou a posição de Hamilton na pista e se manteve à frente do inglês após a primeira parada no box.­ Quem se deu melhor com todas as paradas foi Rosberg, que ganhou tempo e assumiu a liderança, seguido por Vettel, Button e Massa. Com a segunda parada de Rosberg, Vettel assumiu a liderança, seguido por Massa. O piloto da RBR e a Ferrari adotaram a estratégia de fazer apenas dois pit stops,  com a opção por pneus duros até o fim da corrida. Alonso, mais lento antes da segunda troca, foi ultrapassado por Button e Hamilton. Na volta 36, Hamilton levou a melhor na briga com seu companheiro Button e o ultrapassou.

Com a terceira parada dos pilotos da McLaren e de Rosberg, Vettel voltou à ponta, com Massa em segundo. Na parte final da corrida, Hamilton partiu para o taque. O inglês ultrapassou Rosberg e Massa e pressionou Vettel. Nas últimas voltas, piloto da McLaren “colou”, conseguiu passar o atual campeão mundial e ganhou a corrida.

Confira o resultado final do GP da China:

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 56 voltas em 1h36m58s226
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s198
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 7s555
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 10s000
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 13s448
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s840
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 30s622
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 31s206
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 57s404
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s273
11 - Paul di Resta (ITA/Force India-Mercedes) - a 1m08s757
12 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1m12s739
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m30s189
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m30s671
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completou:

Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - a 47 voltas/roda

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m38s993, na 42ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário