domingo, 10 de abril de 2011

Vettel domina o GP da Malásia


Como já havia dito, não tem jeito. Não há quem barre esse menino. Sebastian Vettel dominou a corrida e triunfou com tranquilidade, com uma vantagem de 3s2 para Jenson Button, da McLaren, que terminou na segunda colocação. Em terceiro ficou Nick Heidfeld, da Renault.

Mark Webber se recuperou de uma largada ruim, usando estratégia de quatro pit stops para faturar a quarta posição, seguido por Felipe Massa, da Ferrari.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton tiveram uma emocionante disputa, quando faltavam dez voltas. Na tentativa de ultrapassagem, os carros colidiram, o espanhol quebrou a asa dianteira e o inglês teve o seu pneu direito dianteiro danificado. Alonso precisou ir aos boxes para colocar nova asa dianteira, enquanto Hamilton tentou permanecer na pista, mas foi facilmente ultrapassado por Heidfeld e Webber. Depois disso, o piloto inglês realizou um pit stop. Alonso terminou em sexto e Hamilton em sétimo.

Kamui Kobayashi, da Souber e Michael Schumache, da Mercedes também disputaram posição, praticamente, durante toda a corrida. Mas Kobayashi conseguiu driblar o alemão e ficou em oitavo lugar, Schumi conseguiu uma ultrapassagem no final e tomou o nono lugar de Paul Reta, da Force India, que completou a prova na décima colocação.

A 12ª vitória da carreira de Vettel foi ainda mais surpreendente por conta do meu funcionamento do Kers da Red Bull, o que o impediu de utilizar na maior parte da corrida. Webber também teve problemas na prova e caiu de terceiro para nono lugar na primeira volta. Já a Renault teve desempenho impressionante na largada, com Heidfeld subindo da sexta para a segunda colocação.

A chuva, que por sinal não apareceu, foi uma das principais preocupações. O GP da Malásia acabou sendo marcada pela tentativa dos pilotos de permanecerem o máximo de tempo possível com seus pneus. Com a estratégia correta, Button garantiu a segunda colocação. E nas voltas finais Heidfeld garantiu presença no pódio ao conter os ataques de Webber, que quase o ultrapassou várias vezes durante as duas últimas voltas.
Rubens Barrichello não conseguiu completar a prova. Rubinho teve um pneu furado no início da corrida. Depois a abandonou na 25ª volta por conta de um problema hidráulico.


Com duas vitórias nas duas provas realizadas, Vettel lidera o Mundial de Pilotos com 50 pontos, seguido por Button com 26, Hamilton com 24, Webber com 22, Alonso com 20, e Massa com 16. Já a Red Bull ocupa a primeira colocação do Mundial de Construtores com 72 pontos, à frente da McLaren com 50, Ferrari com 36, e a Renault com 34.

P.S: A direção da prova decidiu punir Alonso e Hamilton por terem empatado, com o acrescimo de 20s aos seus respectivos tempos. Lewis, por ter mudado de posição além do permitido quando se defendia, e Fernando por ter acertado a roda trasiera do inglês. Portanto, o inglês ficou em oitavo e o espanhol continuou em sexto.

A terceira etapa será disputada no dia 17/04, na China em Xangai.

Confira o resultado do GP da Malásia:
1° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2° Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s2
3° Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 25s0
4° Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 26s3
5° Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s9
6° Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 37s2
7° Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 49s9
8° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min06s4
9° Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min24s8
10° Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min31s5
11° Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12° Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
13° Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
15° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
16° Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17° Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 4 voltas

Não completaram
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)
Jérome D''Ambrosio (BEL/Virgin)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Sergio Pérez (MEX/Sauber)
Rubens Barrichello (BRA/Williams)
Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m40s571, na 46ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário