domingo, 27 de março de 2011

Vettel vence com vantagem



A temporada de 2011 terminou como a de 2010: Vettel venceu a corrida, Alonso ficou preso por Petrov...
Após marcar a pole com facilidade, o alemão da RBR fez um verdadeiro passeio no circuito Albert Park, em Melbourne, e não foi ameaçado nas 58 voltas da corrida. Lewis Hamilton, mesmo com problemas na parte dianteira do assoalho, chegou em segundo com a surpreendente McLaren, e o russo Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, foi o terceiro, subindo ao pódio pela primeira vez.


Os pilotos brasileiros até apareceram bem durante a corrida na Austrália, mas acabaram longe das posições esperadas. Felipe Massa fez uma excelente largada, subiu para quinto, travou um emocionate duelo com Jenson Button nas primeiras voltas, mas acabou apenas em nono, após ser superado por Fernando Alonso, que chegou em quarto. No entanto, após a corrida, o espanhol alcançou a sétima  posição graças à desclassificação de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, por irregularidades técnicas em seus carros.

Já Rubens Barrichello fez uma péssima corrida. Após escapar na primeira volta e fazer uma bela prova de recuperação, exagerou, bateu na lateral de Nico Rosberg em uma disputa de posição, rodou, trocou a asa dianteira e caiu para a 15º. No fim, ele acabou abandonado com problemas de câmbio. O alemão da Mercedes também parou. Mark Webber foi uma grande decepção, correu em casa, chegou um quinto, mal cruzou a linha de chegada e já parou.

A corrida

A Fórmula 1 prestou uma homenagem no grid às vítimas do terremoto no Japão. O barulho das corridas, voltou no momento da largada, que transcorreu tranquilamente para Vettel. Em quinto, Alonso fez a escolha errada ao ir por fora e acabou caindo para nono. Em oitavo, Massa, por sua vez, optou pela linha de dentro e subiu para a quinta posição.


Ainda na primeira volta, Barrichello se envolveu a uma disputa na freada para a curva 3 e saiu da pista, voltando apenas na última posição. Na segunda volta, Jaime Alguersuari, da STR, e Michael Schumacher, da Mercedes, se tocaram e tiveram que fazer um pit stop forçado por causa de problemas em seus carros.
Na terceira volta, em quinto, Massa começou a ser pressionado por Button, que não conseguia ultrapassá-lo na reta mesmo com o uso da asa traseira móvel. A disputa durou muito tempo, o que permitiu a aproximação de Alonso, que já havia se livrado de dois outros carros e havia subido para a sétima posição. Enquanto isso, Barrichello já havia subido para a 14º na sexta volta.

A disputa entre Massa e Button durou até a 12º volta, quando o inglês tentou a ultrapassagem no S de alta após a reta oposta, cortou caminho passando a frente e não devolveu a posição. Alonso aproveitou a oportunidade e também superou o brasileiro naquele momento.

Na liderança, Vettel viu sua vantagem começar a diminuir para Hamilton antes do primeiro pit stop, na 15º volta. Mas o inglês parou somente duas voltas depois e retornou na mesma posição depois de um trabalho ruim nos boxes. A vantagem do piloto da RBR cresceu para tranquilos seis segundos após o ocorrido com o rival na parada para a troca de pneus.

Button foi punido com um drive through, a cumprindo na 18º volta, duas antes de fazer seu pit stop para troca de pneus. Na 24º passagem, Barrichello já estava na nona posição após ultrapassar Kobayashi, mas errou feio a freada e acertou Rosberg na curva 3, o brasileiro recebeu um drive through. A confusão foi boa para Button, que ganhou duas posições.


A segunda rodada de pit stops começou na 27ª volta, quando Webber trocou para os macios. Alonso parou em seguida. Massa entrou nos boxes na 32ª, para colocar os duros e tentar ir até o fim da prova. O brasileiro acabou perdendo rendimento com os novos pneus, mais lento e que demoram a chegar mais à temperatura ideal quando estão na pista.

Vettel e Hamilton entraram juntos para a parada final na 36ª passagem. Mas o pit stop do alemão foi muito melhor, e a ordem de ambos ficou inalterada. O inglês começou a se preocupar por causa do assoalho na parte da frente do carro, problema causado por uma leve saída de pista do inglês. Petrov, que vinha em quarto, fez um belo pit stop na 37ª e assumiu o terceiro posto na 42ª, enquanto isso Webber, que já perdia rendimento, colocou os macios para tentar passar Alonso, novo quarto colocado.

Na 40ª volta, o novato Pérez começou com a volta mais rápida até aquele momento, o mexicano já estava na zona de pontuação com apenas uma parada. Após poupar pneus, ele avançava com facilidade pelo pelotão. Ele começou a pressionar Massa na 48ª, logo após Button passar o brasileiro, e assumiu o sétimo posto com a parada do ferrarista.

Com problemas no câmbio, Barrichello abandona a corrida a seis voltas do final, quando estava em 15º. Massa também sofria, tentando passar Sebastien Buemi, da STR, conseguindo somente na 55ª passagem, pegando a nona posição. Ao mesmo tempo, Alonso tentava roubar o pódio de Petrov, mas o russo não deu chance.

Na última volta, Vettel cruzou a linha de chegada com muita tranquilidade, mais de 22 segundos à frente de Hamilton, que se arrastou para chegar na segunda posição, seguido por Petrov, o terceiro.

Confira o resultado do GP da Austrália, em Melbourne (307,574 quilômetros):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 58 voltas em 1h29m30s259
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 22s297
3 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 30s560
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 31s772
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 38s171
6 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 54s300
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m25s100
8 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
9 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
12 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
14 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 3 voltas

Não terminaram:
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 8 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 9 voltas/câmbio)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 36 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 39 voltas/mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 39 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 48 voltas/pane mecânica
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - desclassificado
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - desclassificado

Melhor volta: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m28s947, na 55ª

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